Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Qual a diferença entre DESPORTO e ARTE MARCIAL?

 

A ARTE MARCIAL, é intrinsecamente uma forma de luta e de defesa, mas também uma forma de vida.

O ARTISTA MARCIAL estuda a Arte do combate e a luta, mas inspirado num principio de vida que é o de prolongar e preservar por todos os meios o seu bem estar e a sua vida e de outros. É por isso uma maneira de estar, um estilo de vida.

No percurso da sua aprendizagem o ARTISTA MARCIAL, aprende a defender-se, sem pôr em perigo outros. No entanto, aprende a utilização extrema da arte, ou seja, é capaz de utilizar força letal, é capaz de matar.

Quando confrontado com uma ameaça de morte o ARTISTA MARCIAL pode levar essa ameaça ao extremo e, para defender-se, é capaz de matar.

No estudo o ARTISTA MARCIAL tem por obrigação respeitar a integridade fisica do seu parceiro, mas, quando confrontado, em perigo de vida, no limite extremo, o ARTISTA MARCIAL entra em modo de combate e vai proteger-se aniquilando o seu opositor se necessário. E neste caso, não existem regras.

 

 

O ARTISTA MARCIAL, como o próprio nome indica, sendo um Artista, refina a arte do combate, aprimora as suas capacidades técnicas à exaustão e em boa verdade nunca se sempre pronto, a sua luta é constante para atingir a perfeição, que supostamente é inatingivel. É uma procura permanente por um estado de espírito e uma capacidade técnica perfeita que o devem levar, no limite, a essa desejada perfeição.

Está permanentemente a tentar ultrapassar-se, dia após dia, hora após hora, técnica após técnica, em todas as técnicas e no seu estado mental. Procura constantemente, até à exaustão, atingir a perfeição fisica e mental.

Em resumo o ARTISTA MARCIAL procura aperfeiçoar-se tornando-se num ser humano superior, sendo capaz de suportar a dor, o sofrimento, a fadiga, superando-se e sendo-lhes indiferente, sem expressar qualquer sentimento quer de desconforto quer de alegria.

Já o ATLETA, tem uma data limite para ser perfeito, o dia da competição. Por isso treina e cumpre uma séria de regras, em determinadas condições obrigatórias, para no dia da competição ganhar. Não treina para ser perfeito, mas sim para ganhar... e quando ganha ou perde, explora ao máximo o mundo das emoções, explode de alegria, chora de felicidade, por raiva, ou descontentamento. Emociona-se e emociona!!

 

Na ARTE MARCIAL está em causa a beleza do movimento, a capacidade técnica, ao passo que no desporto está em causa principalmente o sucesso, procurando-se a glória da vitória. Entenda-se que no DESPORTO, há regras, mas o fundamental é, ... GANHAR!!!

Temos então que na ARTE MARCIAL será muito mais importante a técnica a agilidade e a satisfação pela capacidade de auto superar-se do Artista, ao passo que no ATLETA estão muito mais em causa as capacidades fisica, tática e estratégica que o conduzem ao sucesso e à medalha.

 

O DESPORTO de combate, ou Luta, se assim lhe quiserem chamar, é um acima de tudo um jogo, que tem um conjunto regras e que pode praticar-se livremente. Está limitado por esse conjunto de regras que são estabelecidas prioritariamente, sobretudo para prevenir ao máximo o aparecimento de lesões nos intervenientes.

Compreende-se então que o DESPORTO de Combate foi desenhado com regras para se fazer competição. Foi desenhado para que os praticantes possam treinar e testar as suas capacidades físicas no limite.

 

Obviamente, a linha que separa o DESPORTO da ARTE MARCIAL é por vezes muito ténue e não se vá pensar que o ATLETA que pratica o Desporto/Luta não possa ser ele também uma arma letal ao utilizar os seus conhecimentos de Luta. Até porque as condições de treino ao nível da alta competição pressupõem uma capacidade física acima do limiar da capacidade humana...

 

Por raras vezes, numa única pessoa, encontramos reunidas, excecionalmente, capacidades técnicas, táticas e estratégicas, bem como as capacidades físicas e acima de tudo humanas que fazem dele um ARTISTA MARCIAL/ATLETA/FILÓSOFO. Essas exceções são ... Os MESTRES. pessoas que são geralmente acarinhadas e seguidas por ordas de amantes do Desporto e das Artes Marciais, pois conseguem tornar-se exemplos e modelos de vida...

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:18



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D