Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Enciclopédia completa. Tudo sobre ARTE MARCIAL, LUTA, DESPORTO DE COMBATE, DEFESA e SEGURANÇA PESSOAL. Ficha técnica-história-lenda-referências-origem-fundação-fundador-princípios-conceito-mestres-livros-vídeos.
Significado do nome KARATE - Mão nua
Definição Técnica - Arte Marcial/Desporto
Origem - Japão - Ilha de Okinawa
Origem Técnica - Artes Marciais Chinesas particularmente o TOUDI que pode ser traduzido como mão Chinesa; Ti (arte marcial indigena/original de Okinawa); Kenpo Chinês; Shuri-te; Naha-te e Tomari-te
Fundação - 1898
Fundação Moderna - Inicio do Século XX
Fundador - Gichin Funakoshi
Lenda -
História - No século XV, teve inicio na Ilha de Okinawa a era do Reino Ryukyu. Dada a sua proximidade geográfica com a China, Okinawa sofria uma grande influência social, cultural e económica dos Chineses com quem mantinham a maioria das relações comerciais, havendo inclusivé lugar ao pagamento de tributos/impostos ao Governo Chinês.
Um dos factores culturais introduzidos pela influência Chinesa foi o Kenpo Chinês, que foi levado para Okinawa pelos Artistas Marciais Chineses. O Kenpo exerceu então a sua influência sobre a Arte Marcial tradicional praticada à época em Okinawa, o "TI".
O Ti foi afectado pela influência do Kenpo e desenvolveu-se na forma de Kenpo de Ryukyu ficando conhecido como "TOUDI". O Toudi desenvolve-se posteriormente em 3 estilos, o SHURI-TE, o NAHA-TE e o TOMARI-TE, evoluindo até se tornar, em meados do século XIX no KARATE de Okinawa.
Até ao aparecimento do KARATE, os estilos que lhe deram origem foram sendo passados de geração em geração, mas sem qualquer organização ou discipina escritas. Meramente pela experiência e pela palavra que os jovens discipulos iam recebendo dos anciões.
Nos séculos XVI, XVII e principios do séc. XVIII, apenas os filhos da classe guerreira eram secretamente instruidos com o Todi de forma hereditária, apenas a um rapaz de cada familia em cada geração e não se podia ensinar fora das familias, tal era a importância e o secretismo que lhe eram reservados.
Em 1879, com a abolição do sistema medieval e com a criação das prefeituras, o Reino de Ryukyu, Ilha de Okinawa, foi anexado ao Japão e Okinawa passou a ser uma prefeitura do novo Japão. A partir de então, o Todi passou a ser abertamente ensinado em Okinawa já sob a denominação de KARATE.
A partir de 1900, o KARATE passou a ser ensinado de forma sistemática nas escolas primárias de Okinawa, espalhando-se depois também para as Escolas Profissionais e Liceus.
A comunicação social deu a sua ajuda publicitando o KARATE como uma arte marcial de Okinawa o que resultou numa explosão de notiriedade e interesse por parte da grande maioria da população da Ilha.
Uma das figuras centrais do crescimento exponencial do KARATE em Okinawa foi Gichin Funakoshi que é considerado o Pai do Karate, uma vez que foi o mesmo que sistematisou e criou o modelo que deu origem ao KARATE como o conhecemos hoje.
Principio/Conceito - Um tremento poder de foco e control na ação caraterizam o KARATE, que aumenta incrivelmente a capacidade de concentração e a velocidade de reacção dos seus praticantes...
Grandes Mestres e Referências: O KARATE tem aproximadamente 600 estilos, em todos eles existem grandes mestres que são referências: Hideo Oshi, Kagawa, Kiyohide Shinjo, Masataka Mori, Sosai Masutatsu Oyama,Tatsuya Naka, Chuck Norris - Shito Ryu; Lyoto Mashida - Shotokan (UFC);
Livros referência - Bubishi (Chojun Miyagi); RYUKYU KENPO KARATE (Gichin Funakoshi); Les trois maitres du BUDO (Jonh Stevens);
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.