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O REPOUSO E PARTICULARMENTE O SONO SÃO UMA IMPORTANTE FORMA DE MANTER A SAÚDE. PORQUÊ?

 

O nosso corpo está constantemente num processo de destruição e reconstrução das suas estruturas. Mas existem momentos mais apropriados para essa reconstrução e esses momentos acontecem sobretudo durante o REPOUSO e durante o SONO.

Nos períodos de atividade física e mental mais intensa, o corpo não está muito concentrado na sua própria recuperação e reconstrução.

 

 

Assim, durante os períodos de REPOUSO e durante o SONO, o nosso corpo desempenha diversas tarefas, em horários diferentes, que são por exemplo:

 

  • 21h00 - 23h00 - Neste horário, o sistema linfático do nosso corpo começa o processo de desintoxicação, desembaraçando-se de alguns químicos intoxicantes do nosso organismo. Por isso, a partir das 21h00, devemos estar a relaxar, ouvindo música ou a ler um livro;
  • 23h00 - 01h00 - A vesícula biliar está no processo de desintoxicação e isso deve acontecer num estado de SONO profundo. É também neste horário que o nosso corpo sintetiza as proteínas de crescimento que vão ajudar à substituição das células que têm de ser reconstruidas;
  • 01h00 - 03h00 - É a hora de desintoxicar o fígado e a essa hora devemos continuar a DORMIR profundamente;
  • 03h00 - 05h00 - Os pulmões estão a ser limpos e é por isso que neste horário, se estivermos mais frágéis produzem-se fortes acessos de tosse. Por isso deve evitar-se o mais possível a utilização de medicamentos para a tosse, pois interferem nestes processos de eliminação de toxinas. Sempre que possível, devem-se substituir os medicamentos por remédios naturais;
  • 05h00 - 07h00 - A desintoxicação do Cólon. A esta hora, se estivermos acordados, devemos ir à casa de banho esvaziar os intestinos;

Fora destes horários, o corpo adapta-se e é capaz de recompor-se, mas, decididamente, os resultados não são os mesmos.

Por isso, as pessoas que não respeitam estes princípios e que, por motivos profissionais ou outros, não podem cumprir horários regulares de repouso e de DORMIR, terão provavelmente mais dificuldade em manter um estado de saúde equilibrado.

 

 

Depois de todo este processo de limpeza, o organismo acorda e está apto para mais um dia de trabalho. Mas precisa de combustível e então:

  • 07h00 - 09h00 - o Intestino Delgado está pronto para absorver nutrientes e é neste período que deve acontecer a primeira refeição. Para os desportistas, ainda será melhor se tomarem o pequeno almoço pelas 07h30. No entanto, se estivermos doentes, devemos antecipar o horário para as 06h30.

Quem não tem o hábito de tomar uma refeição matinal deve mudar esse hábito e impor a si próprio a necessidade de tomar essa refeição, por mais pequena que seja, antes das 10h00 da manhã.

 

DORMIR tarde e despertar tarde interrompe os processos de desintoxicação do nosso organismo. E é importante ter em conta que, entre as 00h00 e as 04h00 a medulá óssea está a produzir sangue novo, sendo importante deixar que este processo decorra tranquilamente. Caso contrário, estamos a diminuir as capacidades de manutenção e regeneração do nosso corpo, pois estamos a limitar a produção de sangue, que é o principal veículo de manutenção e transporte do nosso organismo.

 

 

No caso dos desportistas o desgaste que o corpo sofre no treino é muito superior ao de uma pessoa normal. Por isso, os atletas precisam de vários períodos de repouso e de SONO ao longo de um dia e de mais tempo a DORMIR. Um organismo cansado necessita de recompor-se e para fazê-lo é necessário desligar uma série de funções para obrigar o corpo a repousar e poder limpar o organismo das toxinas acumuladas e recuperar desse desgaste a que foi sujeito.

O cansaço e a fadiga que se sentem depois do treino resultam de uma ordem que o cérebro dá ao organismo para mandar o corpo parar, por forma a poder proceder às "obras" de limpeza, manutenção e reparação no corpo do atleta. Sem repouso, não pode haver recuperação e em vez de melhorar, o organismo entra num estado de fadiga extrema que pode ter reprecussões graves na saúde do atleta.

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publicado às 04:21


NASCER, CRESCER, VIVER E MORRER

por Kombat Lovers, em 28.06.13
A Odisseia da vida acontece. Nascemos destinados a morrer e tudo isso tem fases, etapas que importa conhecer...




O que é que fazemos com este corpo? Como o utilizamos? Para quê?






E como será o futuro do corpo humano? Até onde irá a ciência revolucionar o funcionamento do organismo do homem e o que é que isso significa para a humanidade?




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publicado às 20:02

As Artes Marciais e os Desportos de Combate não devem ser ensinadas às CRIANÇAS como a um adulto, a sua capacidade de concentração, o seu desenvolvimento fisico, os riscos envolvidos, ... tudo tem de ser pensado e adaptado para os diferentes níveis etários.

Até o meio social e cultural de onde vêm as CRIANÇAS tem influência no treino.

Mas porquê que os MÍUDOS gostam das Lutas, dos Desportos de Combate e das Artes Marciais?

São várias as razões, mas basicamente:

  • os MÍUDOS gostam de disciplina, mesmo os menos disciplinados, gostam e procuram disciplina. Muitas vezes os seus atos de indisciplina têm origem nessa necessidade;
  • as crianças gostam de organização e hierarquia. E a hierarquia e a organização, estão intrinsecamente relacionados com as Artes Marciais e os Desportos de Combate;
  • para além disso, como em todos os desportos, as Artes Marciais, têm uma caraterística agregadora e unifocadora, que transmite conforto, porque cria no praticante uma identidade de grupo. Cria o espírito de participação em algo comum, social, grupal. Se bem que sejam atividades/desportos individuais, praticam-se com um grupo, que partilha a dor, o sofrimento e as conquistas. E os MÍUDOS gostam disso, gostam de fazer parte de um grupo que tem objetivos comuns e partilha os mesmos interesses;
  • estimulam a auto estima e auto confiança desenvolvendo o respeito mútuo. Os MÍUDOS gostam de ser respeitados;
  • mormente, os MÍUDOS querem divertir-se e conhecer as suas capacidades. E estas atividades permitem-lhes conhecer os seus limites e brincar, lutando, que é instintivo nos animais. E apesar de sermos racionais, nós somos animais e gostamos de brincar, ... lutando;

 

As artes Marciais e Desportos de Cobate permitem explorar as capacidades humanas no seu potencial máximo. A força, a velocidade, a coordenação, a consciência da lateralidade, a agilidade, todas estas capacidades se conjugam e podem ser desenvolvidas nestas atividades.
Somando-lhe a utilidade da proteção/defesa pessoal, despertam a curiosidade dos MÍUDOS e atraem-nos...
Mais que tudo, as Artes Marciais e Desportos de Combate são uma fonte de inspiração e motivação para os MÍUDOS!!!

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publicado às 04:24

Qualquer Artista Marcial, ou Desportista, ou Lutador, depende em grande parte da sua condição física. Isso inclui tudo aquilo a que se chama trabalho invisível e que não é mais do que os cuidados que cada praticante tem consigo próprio e que lhe vão permitir ter melhores performances.

São exemplos do "trabalho  invisível os cuidados com a alimentação ou nutrição, o trabalho de prevenção de lesões (que inclui o trabalho de , elasticidade e flexibilidade), o repouso, e muitos outros cuidados a ter.

O trabalho de condicionamento físico é vital e deve, tanto quanto possível, ser levado ao limite máximo da especificação, ou seja, para cada praticante deve haver um plano específico de treino da condição física.

Isso significa que também existem diferenças muito claras no trabalho de condicionamento físico a ser desenvolvido por um homem ou por uma mulher.
  
 

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publicado às 12:50


Os melhores Judocas da atualidade

por Kombat Lovers, em 23.06.13

 Eis a minha seleção de Judocas de eleição:

 

 

 
 
 
 

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publicado às 01:20


A FRUTA e os seus benefícios

por Kombat Lovers, em 23.06.13

Sabia que:

  • A FRUTA é o mais perfeito alimento, pois gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao seu corpo o máximo em retorno;
  • O único alimento que faz o seu cérebro trabalhar é a glicose;
  • A FRUTA é principalmente frutose (que pode ser transformada com facilidade em glicose), é na maioria das vezes 90-95 % de água. Isso significa que ela limpa e alimenta ao mesmo tempo;

 

  • O único problema com a FRUTA, é que a maioria das pessoas não sabe como comê-la de forma a permitir que o corpo aproveite efectivamente os seus nutrientes;
  • Deve comer-se a FRUTA sempre com o estômago vazio. E porquê ? Porque a FRUTA não é digerida no estômago, mas sim, no intestino delgado;
  • A FRUTA passa rapidamente pelo estômago, e dali para o intestino, onde liberta os açúcares. Mas se houver carne, batatas ou amidos no estômago, a FRUTA fica lá retida e começa a fermentar;
  • Certamente já comeu FRUTA como sobremesa, após uma farta refeição e passou o resto do dia a arrotar um sabor desagradável? Isso, porque não a comeu da maneira adequada. Deve comer-se a FRUTA sempre, com o estômago vazio;
  • A melhor FRUTA é a FRUTA fresca ou o sumo feito na hora. Não deve beber sumo de lata porque na maioria das vezes, o sumo é aquecido no processo de "selagem" da lata e a sua estrutura torna-se ácida;
  • Se quer investir na sua saúde, compre uma centrifugadora e faça sumos naturais;
  • O sumo é digerido muito rapidamente pelo nosso organismo. E se tiver necessidade, quinze ou vinte minutos mais tarde já pode estar a ingerir outra refeição;
  • Comer FRUTA ajuda a prevenir as doenças cardíacas;
  • As hemorregias internas e ataques cardíacos podem ter origem numa estrutura de vasos capilares fracos; 
  • As FRUTAS contêm bioflavonóides, que evitam que o sangue se espesse e obstrua as artérias. Os bioflavonóides também fortalecem os vasos capilares;
Quer saber como usar bem a FRUTA na sua alimentação?
  • Coma FRUTA logo pela manhã, logo depois de beber um ou dois copos de água fresca.
  • Coma a FRUTA antes de ingerir qualquer outro alimento.
  • Coma FRUTA nos intervalos das refeições várias vezes ao dia.
  • Coma a FRUTA da época, sem exagerar.
  • Tente variar o mais possivel a sua dieta de FRUTA.
  • Tente comer uma peça de cada vez ao invés de misturar diversas qualidades de fruta numa única refeição.

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publicado às 00:44

O que é o SAL?

Eistem basicamente dois tipos de SAL, o SAL Marinho e o SAL Mineral. Não têm muita diferença um do outro, a não ser no seu método de apanha ou extração. O SAL Marinho obtem-se pela evaporação da água do mar e o SAL Mineral é extraido de minas.

Estes dois tipos de SAL encontrados na natureza, são o maior e melhor concentrado de minerais que o ser humano pode usar na sua alimentação.

 

O que contém o SAL?

Enxofre, Boro, Brómio, Césio, Carbono, Estrôncio, Magnésio, Potássio, Sódio, Alumínio, Arsénico, Bário, Cobalto, Flúor, Fósforo, Ferro, Lítio, Manganês, Mercúrio, Níquel, Nitrogénio, Ouro, Prata, Rádio, Rubídio, Selénio, Silício, Tório, Urânio, Vanádio, Zinco, Iodo, ..., etc, etc.

 

Sabia que:

  1. Proporcionalmente, a quantidade de SAL existente na composição do corpo humano é quase igual à proporção de SAL existente na composição da água do Mar.
  2. O SAL natural contém em si todos os minerais de que o nosso organismo necessita, quase nas mesmas proporções que o soro sanguíneo.
  3.  3,5% da composição dos Mares e Oceanos é SAL.

 

Beneficios do Consumo do SAL Natural (Marinho ou Mineral):

  1. Facilita os processos químicos musculares e como tal melhora o rendimento desportivo para os músculos;
  2. Compensa os prejuízos da má alimentação;
  3. Diminui a acidez gástrica;
  4. Estimula a atividade da circulação sanguínea, respiratória, centros nervosos, dos rins e das vias urinárias;
  5. Estimula a excreção dos ácidos tóxicos(Ácido Láctico e Ácido Úrico);
  6. Em três semanas há uma grande transmineralização e um enriquecimento extraordinário de cálcio, flúor, magnésio, etc;
  7. Por conter Magnésio, previne doenças cardíacas;
  8. Por conter Flúor fortifica os ossos, os dentes, etc;
  9. Tem efeitos bactericidas e antibióticos;
  10. É antialergénico;
  11. Produz um maior equilíbrio electrolítico no corpo Humano;
  12. Regula os excessos de sódio e potássio (baixa a pressão arterial);
  13. Previne constipações;
  14. Estimula o processo de sarar feridas e alivía a psoríase, os processos menstruais e o bócio;
  15. Combate o colesterol, a senilidade (Alzheimer e Parkinson), os cálculos biliares;
  16. Os minerais participam na cura de todas as doenças;

 

De onde veio o SAL que está no Mar?

Ao longo de centenas de milhões de anos, o processo do ciclo da água (chuva-formação dos oceanos-evaporação dos oceanos-chuva), foi lavando os minerais das terras continentais onde chovia e arrastando consigo os minerais que estavam na composição dessas terras. No final do cíclo, ao chegar aos Mares e Oceanos, as particulas desses minerais ali permaneceram em suspensão, tornando os Mares cada vez mais ricos em sais minerais, até chegarmos ao seu estado atual.

 

Qual a Função do SAL no organismo?

O SAL funciona como um estabilizador no nosso organismo, facilitando processos quimicos, ajudando na absorção dos nutrientes e na eliminação dos resíduos e detritos. Dos seus componentes, o Sódio assume grande importância, pois tem uma ação relevante na transmissão dos implusos nervosos que acionam os musculos, inclusive o coração. Por sua vez o Potássio, outro dos sais minerais presentes no SAL assume também grande importância na boa atividade cardíaca.

De uma forma resumida, estas são as funções principais do SAL.

 

 

Então, onde está o problema?

O sal comum que encontramos nas mesas de casa e dos restaurantes é normalmente sal refinado, composto por 99% de Cloreto de sódio. E como o próprio nome indica passou por um processo de refinação ou "purificação". O problema é que esse processo de "purificação" utiliza subtâncias quimicas para branqueá-lo e torná-lo mais solto e facilmente utilizável.

Este sal aparenta bem, mas faz mal. A sua função nutritiva é inversa à que deveria ter e, no longo prazo, vai contribuir para prejudicar gravemente a saúde de quem o consome. Porquê? Porque no processo de refinação e branqueamento, perdem-se muitas das substâncias com valor nutricional que o Sal contém, como por exemplo o Bromio, o Magnésio, o Iodo e o Cálcio, entre outros. Por outro lado, as substâncias nocivas usadas na refinação e branquemento vão permanecer no produto final e entrar nos nossos corpos pela alimentação.

Além disso, o problema reside também no consumo excessivo. O SAL é necessário, quanto mais natural ele for melhor para a saúde de quem o consome, mas tem de ser consumido moderadamente e de acordo com as necessidades de quem consome. Se procurarmos informação sobre a DDR (Dose Diária Recomendada) podemos ver que variam muito as indicações dos diversos organismos que se consultam, mas na generalidade essas informações apontam que 3 a 5 gramas por dia devem satisfazer as necessidades de uma pessoa normal. Mas o consumo é muitas vezes 3 a 4 vezes superior à dose diária recomendada.

Um dos problemas mais comuns causados pelo SAL é a HIPERTENSSÃO. Acontece sobretudo em pessoas mais idosas e obesas, com metabolismos mais lentos e com tendência para reterem o Sódio por mais tempo no organismo, o que provoca a retensão de líquidos e consequentemente a Hipertenssão.

Basicamente podemos concluir que o SAL natural (Marinho e Mineral) alimenta, ao passo que o SAL refinado mata!!!

 

E o SAL "Light"?

Algumas pessoas optam pelo uso de SAL "Light", que tem na sua composição 50% de Cloreto de sódio e 50% de Cloreto de Potássio. Assim, reduz-se em cerca de 50% o consumo de sódio e isso é bom para os Hipertensos e para as pessoas que têm tendência a reter líquidos (o tempo de retensão deste SAL no organismo é menor), mas por outro lado, o maior consumo de Potássio também conduz a alguns problemas.

O SAL "Light" tem um sabor menos intenso, mas deve ser usado nas mesmas quantidades recomendadas para qualquer SAL. Não se deve consumir mais porque é "Light". E tenha-se em particular atenção que o SAL "Light", porque tem Potássio, não é recomendável a pessoas com problemas renais.

 

Então qual é a solução?

Como já referido, a solução reside no consumo equilibrado e sem excessos de SAL, preferencialmente SAL natural (Marinho ou Mineral) e nunca o SAL refinado.

 

E no Caso dos Atletas?

Começamos por explicar que o Sal é um facilitador das reações químicas e trocas que se procesam ao nível celular.

Os processos quimicos no corpo humano visam aumentar e/ou manter as estruturas físicas do nosso organismo, porque elas estão sempre num processo de destruição/renovação.

O Treino é um processo físico desidratante. Nesse processo de desidratação, ao transpirar, a água do suor arrasta consigo os sais minerais que contém e isso causa um estado de cansaço e esgotamento físico e psíquico. Essa fadiga resulta de uma ordem que o cérebro dá ao corpo para repousar e recompor os nutrientes e energia que perdeu no treino.

No caso de atletas, o treino é um processo de destruição da estrutura do corpo, sobretudo ao nível muscular. Assim, o corpo de um atleta tem um processo de regeneração muito mais intenso que o de uma pessoa com uma atividade fisica normal. Ou seja, o atleta tem um metabolismo muito mais acelerado que o de uma pessoa comum. Como tal, as exigências de consumo de SAL de um atleta são necessáriamente superiores às das pessoas comuns, podendo chegar a necessitar de 10 vezes mais SAL que uma pessoa com uma atividade física normal. O SAL Natural (Marinho ou Mineral) repõe rapidamente essas necessidades.

Por tudo isto, o SAL consumido por um atleta, deverá ser definitivamente SAL Natural (Marinho ou Mineral), não manipulado nem aditivado. O SAL Comum contém apenas Sódio e é isso que vai chegar às células fatigadas, deixando uma grande quantidade de necessidades de Minerais por satisfazer.

 

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publicado às 10:20

Qualquer Artista Marcial, ou Desportista, ou Lutador, depende em grande parte da sua condição física. Isso inclui tudo aquilo a que se chama trabalho invisível e que não é mais do que os cuidados que cada praticante tem consigo próprio e que lhe vão permitir ter melhores performances.

São exemplos do "trabalho  invisível os cuidados com a alimentação ou nutrição, o trabalho de prevenção de lesões (que inclui o trabalho de , elasticidade e flexibilidade), o repouso, e muitos outros cuidados a ter.

O trabalho de condicionamento físico é vital e deve, tanto quanto possível, ser levado ao limite máximo da especificação, ou seja, para cada praticante deve haver um plano específico de treino da condição física.

Isso significa que também existem diferenças muito claras no trabalho de condicionamento físico a ser desenvolvido por um homem ou por uma mulher.








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publicado às 12:51

Tu vais a um bar, ou a uma festa e bebes uma cerveja.


Bebes a segunda cerveja, a terceira, e assim por diante.

O teu estômago manda uma mensagem pro teu cérebro dizendo "Atenção patrão, o tipo está a beber muitos líquidos, resolvam lá isso, temos excesso de líquidos!!!"

O teu estômago e o teu cérebro não distinguem que tipo de liquido está a ser ingerido, eles sabem apenas que é líquido.

Quando o cérebro recebe essa mensagem ele diz: "Caramba, o tipo está louco!!!"

E manda a seguinte mensagem para os rins "Oh amigos rins, filtrem o máximo de sangue que puderem, o homem está a beber demais, vamos deitar isto fora", ... e os rins começam a fazer horas-extra, filtram muito sangue e enchem rapidamente a bexiga.

Daí vem a primeira corrida ao WC. Se notares, esse 1º chichi tem uma cor normal, meio amarelado, porque, além de água, contém impurezas filtradas do sangue.

O rim aliviou a vidinha do estômago, mas tu continuas a beber e o estômago manda outra mensagem pro cérebro "Patrão, ele não pára, ajude-me!!!" E o cérebro manda outra mensagem aos rins: "Toca a mexer, despachem-se com esse trabalho aí em baixo na filtragem!!!"

Os rins filtram feitos loucos, só que, agora, o que eles filtram não é o álcool, eles mandam apenas ÁGUA para a bexiga. Apenas ÁGUA (o líquido mais precioso do corpo). É por isso que os "chichis" seguintes são transparentes, porque é água, SÓ ÁGUA!!! E quanto mais continuas a beber, mais o organismo deita água pra fora, e o teor de álcool no organismo aumenta, e tu ficas mais "bonitinho".

Chega a uma altura em que tu estás com o teor alcoólico tão alto que teu cérebro, chateado, desliga-te. Essa é a altura em que tu desmaias... adormeces... capotas... resumindo: essa é a hora em que o teu cú não tem dono!

O cérebro faz isso porque pensa "Bem, o tipo tá a fim de se matar, está a beber "veneno" sem parar, vou mas é desligar este louco para ele parar de beber, e depois expulsamos este álcool do corpo dele."

Enquanto estás lá, apagado (sem dono do cú), o cérebro dá a seguinte ordem ao sangue "Oh sangue, desliguei o tipo, agora temos que tirar este veneno do corpo dele. O plano é o seguinte, como estamos com o nível de água muito baixo, passa em todos os órgãos e retira a água deles, e assim temos água suficiente para a filtragem nos rins e conseguimos deitar todo este veneno fora".

O sangue é como se fosse o “moço de recados” do corpo. E como um bom “moço de recados” que é, ele obedece às ordens e começa a retirar água de todos os órgãos.

 

Como o cérebro é constituído de 75% de água, ele é o primeiro e o mais sacrificado com essa "ordem", e daí vêm as terríveis dores de cabeça da ressaca.

Sabemos que, naquela hora, niguém pensa nisso, mas quando forem beber, bebam de meia em meia hora um copo com água, porque conforme vão fazendo chichi, já repõem a água.

 

Sabias que…… tomar água com frequência maximiza o funcionamento dos orgãos do corpo humano?

  • 2 copos de água depois de acordar ajudam a ativar os órgãos internos.
  • 1 copo de água 30 minutos antes de comer ajuda na digestão.
  • 1 copo de água antes de tomar banho ajuda a baixar a pressão sanguínea.
  • 1 copo de água antes de ir dormir evita ataques do coração.




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publicado às 12:17


Oops ... asneira! Rir é o Melhor remédio .

por Kombat Lovers, em 18.06.13

As Artes Marciais também podem ter piada e momentos que inspiram a comédia.

Vejam como pode acontecer...

 

 

 

 

 

 

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publicado às 09:59

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