Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Enciclopédia completa. Tudo sobre ARTE MARCIAL, LUTA, DESPORTO DE COMBATE, DEFESA e SEGURANÇA PESSOAL. Ficha técnica-história-lenda-referências-origem-fundação-fundador-princípios-conceito-mestres-livros-vídeos.
Verdadeiramente, como já referimos no primeiro artigo escrito neste Blog, a ORIGEM da defesa pessoal, reside na origem da vida. Qualquer organismo vivo, desde a bactéria, passando pelo virus, até aos animais e plantas mais complexos, têm inscrito no seu DNA a palavra DEFESA. E certamente, AUTO PROTEÇÃO é a uma instrução que os DNAs trazem como a primeira ordem a cumprir pelo organismo. Por isso, a maior parte dos organismos biológicos matam. Matam para subsistir e suplantar as outras formas de vida biológica com quem partilham o seu meio ambiente, mantendo-se o mais possivel no topo da hierarquia de vida, SOBREVIVENDO.
Mas, em termos geográficos, de onde são originárias as Artes Marciais?
Da Europa? Certamente não.
Da China? Mais recentemente, sim...
Mas os primeiros registos escritos das origens de sistemas de luta reconhecidos como Ciência e Arte, foram encontrados na India e da sua análise resultou uma datação entre 5.000 a 6.000 anos atrás. Nessa época, os Faraós estavam no seu apogeu e a cultura Egipcia florescia nos, então, vales férteis do Nilo.
É a partir dessa época, há aproximadamente 5.000 anos, que as formas de luta e defesa pessoal que originaram as Artes Marciais começaram a ser consideradas e declaradas como uma Ciência e a ser registadas em documentos escritos.
Por isso, se considerarmos os factos documentados, a origem das Artes Marciais está na India, sendo os monges budistas apontados como os primeiros praticantes cientificamente organizados de Artes Marciais. Esses monges estudavam as formas de luta pela necessidade imperiosa de auto proteção e para poderem defender os seus mosteiros, que albergavam todas as riquezas materiais e culturais que tinham recolhido e passavam de geração em geração. Ou seja, a existência de riquezas nos mosteiros acerretava riscos para todos aqueles que ali viviam, pois estavam sempre sujeitos à ganância e cobiça dos fora-da-lei e dos seus inimigos. Sistematicamente assaltados e atacados, os monges foram ganhando consciência da necessidade de terem mais e melhor proteção e decidiram fazê-lo por mão própria. Começaram a treinar-se na "Ciência da Luta e da Guerra".
Naquele tempo, a "Guerra" baseava-se na Luta corpo-a-corpo e foi precisamente por aí que os monges começaram pela Luta Corpo-a-corpo. Daí nasceram e foram-se então desenvolvendo os principios que deram ORIGEM às Artes Marciais.
Resumindo, a ORIGEM das Artes Marciais teve por objetivo garantir a mais básica das necessidades do ser humano, ... a SOBREVIVÊNCIA!!!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.