Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Lendo os TAGS "Origens" e "Defesa Pessoal" e "Artes Marciais" deste blog, compreende-se perfeitamente que as origens das Artes Marciais, das Lutas e dos desportos de Combate foram diversas e tiveram lugar em vários pontos do Globo e em diferentes culturas.
Mas todas foram motivadas por uma necessidade e anseio. As pessoas em geral precisam de defender-se e procuram formas de fazê-lo.
 
 

 
 
Com o passar dos tempos e com o aparecimento das civilizações ocidentais, onde a segurança e o bem estar passaram a ser um Direito inalienável e uma responsabilidade do Estado para com os seus cidadãos, a vida em sociedade tornou-se mais segura e passou-se a ter menos preocupações com a auto proteção.
Se bem que ainda existam sociedades onde estas modalidades são muito procuradas para auto proteção, hoje em dia, elas são muito mais procuradas como uma forma de vida, de auto conhecimento e manutenção do bem estar físico.
 
E qual é o futuro das artes marciais?
Olhem para a nossa atualidade e vejam o que aconteceu ao Mundo. As fronteiras quebraram-se. Agora a Europa é um grande País, o muro de Berlim caiu e a Alemanha está reunificada o que permite que o Leste e o Oeste se cruzem. A China abriu as suas portas ao Ocidente e qualquer cidadão pode entrar e sair livremente. Isso leva a que os negócios cresçam, com os negócios, as pessoas viajam, comunicam, conhecem-se e aprendem a conviver mais e melhor, em sociedade.
O resultado disso é que as pessoas se movimentam livremente, comunicam, interagem e cada vez mais pessoas de Países diferentes encontram-se, juntam-se, casam-se, têm filhos e os seus filhos não são nem brancos, nem amarelos, nem pretos, nem nada mais do que pessoas. Continuam a ser pessoas, filhos de pais de países diferentes, com origens diferentes, mas são pessoas, como todas as outras.
 
Os fundamentalistas podem achar que não, mas as Artes Marciais são como as pessoas. As Artes Marciais, evoluem, cruzam-se, e por muito que alguns não queiram, o futuro é precisamente esse. As Artes Marciais, os Desportos de Combate, os Sistemas de Combate, as Lutas e a Defesa Pessoal, vão cada vez mais cruzar-se, misturar-se e a evolução será cada vez mais rápida, ao ponto de poder perder-se a identidade de algumas delas, pois a certa altura pode quase não se perceber o que são, ou qual a sua finalidade...
Mas uma coisa é certa, o homem gosta de lutar e combater, por isso estas modalidades vão pervalecer e continuar a existir.
No século XXII o MMA, o KUDO, o SAMBO, o JUDO, e o KARATE, continuarão a existir, mudando ou não de nome, tal como o YI QUAN mudou de nome no Japão evoluindo para o TAIKIKEN. O WING CHUNG é outro exemplo, que evoluiu para diversas variantes, nascendo daí o JEET KUNE DO, o WIN TSUN e mais recentemente o WIN REVOLUTION do Sifu Espanhol Victor Gutiérrez.
Todas estas modalidades passaram e continuarão a passar de geração em geração. Quer seja como Artes Marciais, ou como Desportos, ou por qualquer outra forma, hão-de sobreviver.
Provavelmente poderão parecer desfocadas ou adulteradas para um praticante mais velho, mas é o resultado da evolução. O tempo não pára e o Mundo evolui para outras formas que, para os mais conservadores, parecem sempre inadequadas ou desajustadas. Como tudo na vida neste mundo em que vivemos, só há uma hipótese de sobreviver, adaptar-se. As espécies que não se adaptam morrem. o mesmo sucederá com as modalidades Marcias e de luta que não se souberem adaptar aos tempos modernos. Morrerão.
 
O KUDO, O SAMBO, O MMA são o exemplo recente dessa evolução. Todas estas modalidades foram desenvolvidas por homens visionários no final do século XX. O mesmo já se tinha passado em finais do século XIX e início do século XX com o Judo e o Karate.
No século XXI, o poder e a velocidade viral da WEB, vão apenas potenciar o aparecimento e evolução, cada vez mais rápidos, de novos estilos e modalidades.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:08



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D