Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Enciclopédia completa. Tudo sobre ARTE MARCIAL, LUTA, DESPORTO DE COMBATE, DEFESA e SEGURANÇA PESSOAL. Ficha técnica-história-lenda-referências-origem-fundação-fundador-princípios-conceito-mestres-livros-vídeos.
Musashi é ainda hoje considerado "O Samurai".
Devotou a sua vida ao dominio da arte da luta com espada, mas o seu principio era a utilizacao de qualquer arma ou estrategia para superar o adversario e afirmava friamente, "tudo é admitido para superar o adversario"...
Em boa verdade, Musashi foi praticamente toda a vida um proscrito.
No seu tempo sempre foi olhado mais como um outsider.
Mas o seu sucesso no combate foi crescente e tronou-o uma lenda.
No final dos seus dias de combate, com um somatorio de mais de 100 mortos ás suas maos, Musashi iniciou a escrita de um livro que se tornou a biblia dos Samurais O LIVRO DOS 5 ANEIS cujos principos foram adaptados e sao hoje usados pelos mais poderosos homens da industria e dos negócios no Japao, sendo o principio básico o de usar o BUSHIDO como forma de treinar o corpo e a mente para atingir a performance perfeita em tudo quanto faz na vida.
É por isso, ainda hoje uma referencia e um exemplo seguido com devocao.
A partir dos 30 anos Musashi beneficiou de uma nova fase da história do Japão que levou a uma mudança radical na forma de estar dos Samurais qeu até então viviam em guerras constantes. A subida ao poder de um novo Shógun que dominou completamente o País, trousse uma paz duradoura. A partir daí o Japão fechou as portas ao mundo durante 250 anos.
Nos restantes 34 anos da vida de Musashi, este dedicou-se inteiramente à poesia, ao aprofundamento do estudo das artes Marcias, mas desta feita com um objetivo bem diferente. O homem que iniciou a sua saga de morte matando o seu primeiro adversário aos 13 anos e aos 29 já tinha uma longa lista com 60 mortes e que ascendeu de humilde camponês, sem linhagem, à fama de maior Samurai de todos os tempos, foi reconhecido, tornou-se famoso e adoptou uma postura de Mestre iluminado, orientando os seus discipulos para o aprofundamento da arte do BUSHIDO.
Uma semana antes de morrer, escreveu o DO KKO DO, uma lista de principios cuja tradução aproximada devia ser "O Caminho a fazer sozinho" ou, "O Caminho a caminhar sozinho" ou , principos esses que são os seguintes:
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.