Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Ficha Técnica do Ju Jutsu Technical Details

por Kombat Lovers, em 15.07.17

Significado do nome JU JUTSU ou JIU JITSU - Arte Suave, Forma Suave de Fazer ou Técnica da Suavidade

Definição Técnica - Arte Marcial/Desporto

Origem - India - China - Japão - Ilha de Okinawa - Brasil (Brasilian Jiu Jitsu)

Origem Técnica - Lutas da India, YAWARA, KEN, KOGU-SOKU, YOSHIN e ARAKI

Fundação - não definida

Fundador - não definido

Lenda - Na India há mais de 2000 anos, os monges budistas na sua tarefa de pregar a religião eram obrigados a ausentar-se dos mosteiros e viajar, encontrando pelo caminho muitas ameaças, incluindo algumas ameaças à sua própria vida. E como a sua religião abominava a violência, desenvolveram um método de defesa que enfrentava as armas sem o uso de armas, num método de luta corpo a corpo que estava normalmente em desvantagem perante o adversário. Esse método foi-se desenvolvendo e aprefeiçoando e levado com os seus praticantes para os novos destinos por onde se espalhou o budismo. Primeiro para a china, depois para o Japão e posteriormente já numa fase recente para o mundo.

Diz-se que um homem chamado Takanoshi, que vivia em Sakushi escreveu o KOGU-SOKU. Supostamente em 1532 um feiticeiro terá inesperadamente aparecido a Takanoshi e ter-lhe-á ensinado então 5 métodos de como finalizar/matar um adversário em combate, desvanecendo-se depois subitamente. Takanoshi terá então utilizado esse "encontro" como inspiração para escrever o KOGU-SOKU.

Outro relato conta que um homem chamado Chin Jun Pen fugiu da china para o Japão refugiando-se num mosteiro budista para escapar às agruras da queda da Dinastia MING. O Mosteiro estava situado em EDO, onde fica hoje a cidade de Tóquio. Nesse templo viviam também 3 RONIN, Mira, Isigo e Fukano, a quem Chin Jun Pen ensino uma forma de combate inovadora que nem ele próprio tinha aprendido, mas apenas visto... Os 3 RONIN investigaram o que lhes foi transmitido de boca e criaram o JU, que é considerado como sendo a origem ao JU JUTSU e que se espalhou por todo o Japão.

O Bujutsu Riu Soroku é um livro de biografias dos vários criadores das artes Marciais japonesas e confirma estas estórias do Kogu-Soku e do Ju Jutsu.

Outra versão da lenda é-nos dada pelo ANETE, uma breve historia das artes e principios ensinados na escola de Kido e diz-se aí que Fukano era um estudioso das Artes Marciais sem armas e que se tornou um eximio praticante dessas formas marciais. Dois dos seus discípulos deram origem à expansão das artes Marciais no Japão, sendo que Mira fundou a escola de WA ou YAWARA e um outro discipulo, Tirada, fundou a escola de JU ou JU JUTSU.

História - Sabe-se que o actual modelo do JIU JITSU teve origem na India e que foi posteriormente levado por monges budistas para a China e finalmente para o Japão de onde depois nasceu para o mundo.

Os monges budistas Indianos, utilizavam uma série de técnicas que tinham sobretudo como método o equilibrio, as esquivas e as alavancas como forma de ganhar vantagem e dominar os adversários.

Com a evolução dos tempos, o Budismo ganhou reputação e foi levado para o Tibete, Birmânia, China e com ele as formas de luta e defesa pessoal conhecidas pelos monges, tendo-se posteriormente expandido para o Japão onde chegou no século II ac.

Embora não seja muito clara a forma como o JIU JITSU surgiu, é certo que a sua popularidade cresceu exponencialmente entre 1603 e 1867, na era ITO, período durante o qual o JIU JITSU era ensinado em mais de 2.000 escolas espalhadas por todo o Japão, com denominações diversas, tais como, YAWARA, KEN, KOGU-SOKU, YOSHIN e ARAKI entre muitas outras.

As escolas funcionavam então num modelo fechado, sem qualquer comunicação e dai que cada escola tenha evoluido sem confraternizar ou contactar com as demais academias e como tal cresceram em total asintonia quer nos métodos, quer no sistema de ensino.

Principio/Conceito - Defender-se sem utilizar armas, ou estando em desvantagem, usando para tal a não resistência à força do adversário mantendo-se tranquilo e com a mente limpa

Grandes Mestres e Referências: Shizuya Sato, Mytsuio Maeda, Masao Takahashi, Jigoro Kano

Livros referência - Secrets of Advanced Combat Jujutsu (D'Arcy Rahming 1993), Classical Fighting Arts of Japan (Serge Mol 2001)

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:28



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D